quarta-feira, 25 de março de 2009

Frutas: Use, abuse e saiba combinar





Ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos, as frutas alimentam, dão energia, resistência e regulam o funcionamento do intestino.


Pares perfeitos

Na hora de misturar, atenção às características e propriedades de cada fruta. A banana e a goiaba, por exemplo, prendem o intestino. Juntas, terão este efeito potencializado. Já o mamão e a ameixa soltam. Combinar cítricos, como o abacaxi e a laranja, com leite, causa um excesso de acidez. Assim como utilizar a fruta antes que ela esteja totalmente amadurecida.


Com casca e tudo

As cascas não interferem no sabor dos sucos e só aumentam seu valor nutritivo. Algumas concentram altas doses de fibras e vitaminas, que não devem ser desperdiçadas. Depois de lavá-las cuidadosamente, bata tudo no liquidificador.


Frutas, para que te quero

Abacate - Betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio. Com alto teor de gordura, é uma das frutas mais energéticas. Regula as funções intestinais.

Abacaxi - Betacaroteno, vitaminas A, B, C, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro. Refrescante, ajuda a evitar a desidratação. Rico em fibras, está indicado no tratamento da prisão de ventre e das vias urinárias.

Banana - Vitaminas A, B C, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, carboidratos. É uma das preferidas, pela sua consistência pastosa.

Goiaba - Vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, fósforo.

Laranja - Vitaminas A, B C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio. Aumenta a resistência e regula a função intestinal.

Maçã - Betacaroteno, vitaminas A, B, C, proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cloro. Cheia de fibras, atua no bom funcionamento do intestino.

Mamão - Betacaroteno, vitaminas A, B, C, cálcio, magnésio, fósforo, potássio. De fácil digestão, auxilia a decomposição das proteínas.

Manga - Betacaroteno, vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, selênio, zinco. Suas fibras ajudam no funcionamento intestinal.

Morango - Betacaroteno, vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio. Muito indicado no tratamento da anemia.

Pêra - Vitaminas A, B, C, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, carboidratos, fibras. Suculenta, agrada ao paladar infantil, funcionando como reguladora intestinal.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Goiaba reduz o colesterol




Seu aroma inconfundível faz com que seja facilmente identificada. A goiaba é encontrada em qualquer época do ano, além de ser uma fruta muito saudável, saborosa e versátil. Pode ser consumida ao natural ou em sucos, doces e geléias.

Originária da América Central e do Sul, a fruta possui alto valor nutritivo, pois contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis.

Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável conforme a maturação do fruto. A cor da polpa também varia, podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.


PROPRIEDADES MEDICINAIS

A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias. Também fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.

A espécie de polpa vermelha é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea. Isso acontece porque a fruta é rica em licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras. Ingerir um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.

Achou a goiaba demais? Pois além de todas essas vantagens, a fruta ainda possui baixas calorias. Uma unidade com 100 gramas, por exemplo, tem pelo menos 57 calorias.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Lichia: doçura e exotismo




A lichia é uma fruta originária da China, fácil de ser destacada, contém uma polpa gelatinosa, branca, doce, refrescante, leve e de excelente sabor. Este fruto, de cor vermelha e fácil destaque entre tantas outros, está em seu período de safra - que compreende os meses de novembro a janeiro - e com preço atraente na Central de Abastecimento do Piauí.

A fruta produzida nos estados de São Paulo e Espírito Santo é rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro; adequada para o consumo natural, fabricação de sucos, geléias, doces e saladas e vem ganhando mercado no Piauí. “Estimamos que em alguns meses, a lichia seja uma fruta tão bem vendida quanto o morango ou até mesmo com venda superior ao mesmo, por ser mais doce, saborosa e resistente”, assegura o empresário James de Andrade, que trabalha na Ceapi há quinze anos.

Lichia é um fruto produzido em cachos por uma árvore de grande e belo porte, com altura entre dez e quinze metros, com formato atraente, folhas verdes escuro e permanentes. Segundo James de Andrade, “por não ser tão conhecida, a venda de lichia ainda é pouca, aproximadamente de duas toneladas por mês; mas quem já provou se encanta e torna-se cliente assíduo”.

"Eu desconhecia a existência desse fruto tão suculento. Gostei muito de prová-lo e desde já, a lichia estará presente em minha alimentação. É um fruto exótico, doce; adorei e recomendarei aos amigos e familiares!”, afirma o estudante de jornalismo, Igor Felipe de Araújo.


quinta-feira, 5 de março de 2009

Milho Verde: versátil e nutritivo


Versátil, saboroso e muito nutritivo o milho verde compõe receitas doces, salgadas, pode ser preparado cozido, assado, em bolos, tortas, sopas, cremes e outras delícias. Devido ao seu alto teor de carboidrato, é uma grande fonte de energia e ainda possui grande quantidade de vitamina B1 e E, além de sais minerais e fósforo.

A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando também o músculo cardíaco. Já a vitamina E apresenta propriedades antioxidantes, por isso é utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor.

Durante o período de safra, que ocorre entre os meses de dezembro e abril, o preço do milho sofre uma queda. A espiga, em geral é comercializada por R$ 0,30.

O milho pode ser preparado em espigas inteiras, grelhado ou cozido em grãos. Cada 100 gramas do produto, fornece 129 calorias.