terça-feira, 16 de junho de 2009

Estados Nordestinos marcam presença no SALIPI

A sétima edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi repleta de grandes atrações e novidades, uma delas, diz respeito à representação dos nove estados nordestinos. Stands contendo livros para divulgar a produção literária dos respectivos estados foram montados e atraiu muitos visitantes.

“A presença dos estados nordestinos no Salipi se faz importante porque grande parte da população desconhece a produção literária da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por exemplo”, explica o coordenador do evento, Nilson Ferreira. Para ele, a relação literária com os estados é uma necessidade.

Um dos idealizados do evento, o professor Luiz Romero, diz que a iniciativa foi um dos destaques do evento. “Os stands voltados para a produção literária dos estados nordestinos foram muito visitados e apenas confirmou o sucesso que já esperávamos”, garantiu.

Para a cearense que mora há mais de dez anos no Piauí, Eduarda Andrade, a novidade foi uma das melhores atrações do evento. “A presença de obras literárias de outros estados, só veio para engrandecer ainda mais o Salipi. Moro há onze anos no Piauí, mas como sou do Ceará, fiquei bastante feliz vendo o meu estado sendo representado em um evento tão importante como este”, comentou ela.

Link 1: http://www.cidadeverde.com/txt.php?id=39337
Link2: http://www.portalaz.com.br/noticia/arte_e_cultura/137199_salipi_invade_centro_de_teresina_nesta_segunda-feira.html

Por Igor Felipe e Juliana Diniz

Boas vendas marcam a 7º edição do SALIPI

O Salão do Livro do Piauí é uma grande feira literária que reúne música, poesia, bate-papo literário, palestras, exposição fotográfica, lançamento de livros, exibição de filmes e documentários. Ao chegar em sua sétima edição, o evento se firmou como referência no calendário cultural nacional. O 7° Salipi reuniu não apenas nomes do estado, mas também autores nacionais e neste ano, foi transferido para a Praça Pedro II, centro de Teresina. A mudança no local do evento favoreceu especialmente aos expositores, que lucraram mais do que nos anos anteriores.

Rosana Araújo, que comercializou livros no salão, comemora as boas vendas de seus produtos no 7° Salipi. “A mudança de local foi bem aceita por todos, pois a praça é mais central e facilitou o acesso das pessoas, diferentemente de quando acontecia no Centro de Convenções”, comentou a expositora.

Para o empresário e também expositor da feira, Ricardo Gomes, as vendas foram excelentes e superaram as outras edições. “O local é centralizado e, dessa forma, popularizou o evento, possibilitando que muita gente viesse até o Salão de Livros. As vendas foram ótimas e superaram as minhas expectativas”, afirmou.

Segundo o professor Luiz Romero, presidente da Fundação Quixote e um dos organizadores do evento, o Salipi cresce a cada edição e, sem dúvidas, as vendas também aumentam. “Percebemos uma evolução no sétimo salão em relação aos anos anteriores, por causa do espaço. A quantidade de público cresceu e, conseqüentemente, as vendas melhoraram bastante”, celebrou.

A visitante Carla Sousa achou os livros infantis mais atrativos. "Além das estórias serem educativas, o preço acessível desses livros é outro diferencial”, observou. “Trouxe meus filhos para o evento e compramos bastante”, concluiu.
- Link 1: http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/mais-um-dia-de-salipi-com-movimento-intenso-confira-212103.html
- Link 2: http://www.acessepiaui.com.br/salipi-2009/7-salipi-no-centro-de-teresina-quer-atrair-dobro-do-p-blico/2398.html

Por Igor Felipe e Juliana Diniz