segunda-feira, 9 de março de 2009

Lichia: doçura e exotismo




A lichia é uma fruta originária da China, fácil de ser destacada, contém uma polpa gelatinosa, branca, doce, refrescante, leve e de excelente sabor. Este fruto, de cor vermelha e fácil destaque entre tantas outros, está em seu período de safra - que compreende os meses de novembro a janeiro - e com preço atraente na Central de Abastecimento do Piauí.

A fruta produzida nos estados de São Paulo e Espírito Santo é rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro; adequada para o consumo natural, fabricação de sucos, geléias, doces e saladas e vem ganhando mercado no Piauí. “Estimamos que em alguns meses, a lichia seja uma fruta tão bem vendida quanto o morango ou até mesmo com venda superior ao mesmo, por ser mais doce, saborosa e resistente”, assegura o empresário James de Andrade, que trabalha na Ceapi há quinze anos.

Lichia é um fruto produzido em cachos por uma árvore de grande e belo porte, com altura entre dez e quinze metros, com formato atraente, folhas verdes escuro e permanentes. Segundo James de Andrade, “por não ser tão conhecida, a venda de lichia ainda é pouca, aproximadamente de duas toneladas por mês; mas quem já provou se encanta e torna-se cliente assíduo”.

"Eu desconhecia a existência desse fruto tão suculento. Gostei muito de prová-lo e desde já, a lichia estará presente em minha alimentação. É um fruto exótico, doce; adorei e recomendarei aos amigos e familiares!”, afirma o estudante de jornalismo, Igor Felipe de Araújo.


Um comentário:

  1. Juliana, o seu blog é o mais bonito que eu já vie e os seus textos proporcionam uma leitura extremamente agradavel. Parabéns! Agora eu vou experimentar uma lichia.

    ResponderExcluir