segunda-feira, 27 de abril de 2009

É tempo de Caqui




É época de caqui uma fruta doce, saborosa e bastante apreciada entre os brasileiros. Seu período de safra vai de fevereiro a abril. A fruta contém grandes quantidades de água e possui poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 gramas). É rica em vitaminas A, B1, B2, E, cálcio, proteína e potássio, bom para a musculatura.

A vitamina A é ótima para a visão, conserva a saúde da pele, evita infecções, auxilia o crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina B1 tonifica o músculo cardíaco e ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo. A vitamina B2 é essencial ao crescimento, evitando ainda a queda de cabelos. Já a vitamina E é considerada um poderoso antioxidante e uma ferramenta contra o envelhecimento. Além disso, a fruta contém grande quantidade de fibras, que ajudam a regular o intestino.

Na hora da compra dê preferência a caquis sem rachaduras, firmes e apresentando cor uniforme. Devem ser conservados em geladeiras ou em lugares frescos, podendo durar até 5 dias. É preciso lembrar que ele deve ser lavado somente na hora do consumo, caso contrário, azeda facilmente.

Na Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI-antiga Ceasa), a tendência é de queda no preço. O quilo da frutou que já chegou a custar R$ 6,00 passou para R$ 3,30.

Uma sugestão: o suco de caqui com talos de agrião é bastante aconselhado a quem busca regulação do intestino, já que ambos possuem alta quantidade de fibras.


Confira a receita:

- 4 xícaras de chá de caqui maduro picado e sem casca
- 1 xícara de chá de talos de agrião picados
- 1 litro de água
- Gelo e açúcar ou adoçante a gosto

Procedimento: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo. Coe, acrescente o gelo e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário